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Coordenador do Separtec destaca os LACs como inovação na Educação no PR

José Maurino de Oliveira Martins, Coordenador Estadual do SEPARTEC pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve em Ponta Grossa para a formatura de professores em Robótica e entregou Certificados de Ambientes Promotores de Inovação para os LACs de 50 escolas municipais
  • Categoria: Ponta Grossa
  • Publicação: 12/12/2024 15:46
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse

 

“Ponta Grossa saiu na frente”, diz coordenador estadual do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (SEPARTEC) sobre os Laboratórios de Aprendizagem Criativa, que levam inovação para a Educação Fundamental

 


José Maurino de Oliveira Martins, Coordenador Estadual do SEPARTEC pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve em Ponta Grossa para a formatura de professores em Robótica e entregou Certificados de Ambientes Promotores de Inovação para os LACs de 50 escolas municipais.




Nesta semana, os 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa da Rede Pública Municipal de Ensino, mantidos pela Secretaria Municipal de Educação, receberam a certificação de Ambientes Promotores de Inovação (APIs), oferecida pelo SEPARTEC, órgão da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR).

Os LACs, criados pela Prefeitura para levar robótica, cultura maker, introdução à tecnologia e inovação para as escolas municipais, funcionam no conceito de sala de aula invertida, onde os alunos são protagonistas com apoio dos professores.

Nesta entrevista, o coordenador estadual do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins, fala sobre a inovação representada pelos LACs e a importância da certificação dos Laboratórios para os alunos e suas escolas, para o município e para o estado.

 

Que relevância tem a iniciativa de Ponta Grossa e que dimensão ela está tomando agora?

José Maurino de Oliveira Martins: Ponta Grossa foi a primeira cidade e foi extremamente inovadora quando ela trouxe para as escolas a cultura da Inovação, porque nossas crianças são o futuro e o Brasil e o mundo vivem a Inovação como uma grande referência de desenvolvimento regional. Portanto Ponta Grossa sai na frente com 50 Ambientes Promotores de Inovação, em cada uma das escolas, e certamente esses alunos serão mais inovadores, serão mais críticos e estarão cada vez mais conectados com o mundo, que hoje é extremamente tecnológico. E o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e do SEPARTEC, reconhece essa boa prática, reconhece a experiência como um Ambiente Promotor de Inovação muito especial, e por isso a nossa presença aqui para prestigiar e reconhecer esse momento.

 

A partir do credenciamento, o que pode melhorar nos projetos escolares e que expectativas as escolas podem ter a respeito disso?

José Maurino de Oliveira Martins: O credenciamento é um passo inicial para reconhecer que existe uma boa prática dentro do município. O passo seguinte é elaborar projetos, porque é preciso estabelecer uma trilha de conhecimento, de crescimento e de maturidade aqui na cidade. Nós temos que ter um parque tecnológico robusto, uma incubadora robusta e esse trabalho feito nas escolas é para preparar essa juventude para atuar dentro desses ambientes, dentro do parque, dentro da incubadora, dentro da aceleradora, e obviamente transformar a cidade de Ponta Grossa, cada vez mais, numa cidade inteligente.

 

Qual a importância deste trabalho para o Estado e para as crianças, e de que maneira a certificação pode apoiar os projetos?

José Maurino de Oliveira Martins: Nós estamos com uma política de trazer fomento para esses ambientes, de passar recursos para que esses ambientes fiquem cada vez mais maduros e com mais infraestrutura para proporcionar a esses jovens, esses alunos, essa aproximação com a ciência, com a tecnologia, com a Inovação. Então o passo seguinte agora é você ter projetos estruturados para que não pare. Em cada série desses alunos, que eles avancem na robótica, na gameficação, em todas essas áreas, que envolve a Ciência, a Tecnologia e a inovação. E o Governo do Estado, através das sete universidades, está trazendo cada vez mais o conhecimento acumulado nessas universidades para esses ambientes. Então essa sinergia, essa conexão entre o saber acadêmico e esse conhecimento que é difundido nas escolas faz com que a cidade seja cada vez mais inovadora e uma cidade inteligente.