Notícias

PG recebe 4 mil doses da vacina anticovid e reforça mudança no esquema vacinal para idosos e gestantes

Com a chegada do estoque, o Departamento de Imunização de Ponta Grossa reforça as mudanças regulamentadas pelo Ministério da Saúde em relação à imunização contra o coronavírus.
  • Categoria: Saúde
  • Publicação: 17/12/2024 18:47
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa recebeu 4 mil novas doses de vacina contra covid-19 para o público acima de 12 anos de idade. Com esse quantitativo, todas as 23 salas de vacina do Município que estão em funcionamento foram abastecidas com o imunizante, retomando com força total a vacinação. O estoque recebido é da versão atualizada contra as cepas mais circulantes atualmente.

Com a chegada do estoque, o Departamento de Imunização de Ponta Grossa reforça as mudanças regulamentadas pelo Ministério da Saúde em relação à imunização contra o coronavírus. Segundo determinação de Nota Técnica, a partir de agora a vacinação contra a covid passa a compor o calendário de imunização das pessoas com 60 anos ou mais, que deverão receber uma dose a cada seis meses, e das gestantes, uma dose durante a gestação. Vale lembrar que, desde janeiro de 2024, a vacina anticovid já faz parte do calendário vacinal das crianças.

"O Ministério da Saúde passou a determinar que a vacinação contra covid esteja na rotina dos idosos. Ou seja, ela está inserida como obrigatória no Calendário Nacional de Vacinação do Idoso. A partir disso, nosso objetivo é reduzir ainda mais os casos graves e os óbitos pela covid. Por isso é fundamental alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais para todos os grupos com indicação. A meta é atingir 90% do público-alvo para pessoas a partir de 60 anos de idade", frisa a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy. 

"Para as gestantes a recomendação é o recebimento de uma dose em qualquer momento da gestação e em cada gestação, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas", acrescenta Stela.

Grupos Especiais

Já o reforço anual contra covid contempla atualmente os seguintes grupos: Trabalhadores da saúde;
Pessoas em situação de rua; Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais; Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais; Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais; Moradores e funcionários de instituições de longa permanência; e Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.