Notícias

Ponta Grossa alcança Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Classificação, divulgada pelo Ministério do Turismo, coloca o município entre os 145 destinos mais relevantes do Brasil e principal destino turístico dos Campos Gerais
  • Categoria: Ponta Grossa
  • Publicação: 19/12/2024 18:34
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse

Ponta Grossa encerra 2024 com elevação à Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, posicionando-se como o principal destino turístico dos Campos Gerais. A classificação, divulgada pelo Ministério do Turismo nessa semana, coloca o município entre os 145 destinos mais relevantes do Brasil.

"Acreditamos no turismo como motor do desenvolvimento. Trabalhamos com dedicação para valorizar nossos atrativos, melhorar a infraestrutura e oferecer experiências inesquecíveis aos turistas. É um orgulho ver Ponta Grossa consolidando-se como referência no Paraná e no Brasil. Vamos continuar investindo em iniciativas que gerem emprego, movimentam a economia e coloquem nossa cidade em evidência. Quando atraímos mais visitantes e investimentos, todos ganham: empresários, trabalhadores e os pontagrossenses”, comemora a prefeita Elizabeth Schmidt.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak, um trabalho estratégico, por meio de políticas públicas estratégicas, que inclui o aumento da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico, o aumento do número de empresas cadastradas no CadasTur, a qualificação dos serviços e a participação ativa em eventos nacionais e projetos como o DTI, em parceria com o Ministério do Turismo foram determinantes para que a cidade alcançasse esse patamar. 

"As Caminhadas na Natureza, por exemplo, trouxeram um público estadual, promoveram o lazer da população e valorizaram a produção rural. Além disso, programas de capacitação como o Sou PG foram essenciais para fortalecer a identidade local e apoiar pequenos empreendedores, materializando a experiência do município na comercialização de souvenirs. Isso possibilita acessar mais recursos federais e direcionar políticas públicas ainda mais eficazes”, destaca o secretário.

Além disso, o Aeroporto Sant’Ana também foi um fator determinante para o crescimento do turismo na cidade. Com investimentos em ampliação e modernização durante a atual gestão, o aeroporto agora conta com novas conexões regionais e uma infraestrutura que facilita a chegada de visitantes e empresários.