Prefeitura amplia parceria com a Sicredi no projeto 'A União Faz a Vida'
Ponta Grossa deverá ultrapassar a marca de 4 mil alunos envolvidos.
- Categoria: Ponta Grossa
- Publicação: 15/01/2025 19:29
- Autor: Jornalista Ândrea Sasse
A partir do ano de 2025 Ponta Grossa vai passar de seis para 26 escolas participantes no programa 'A União Faz a Vida', realizado pela Cooperativa Sicredi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O trabalho de cooperação foi renovado pela instituição, por meio do presidente Márcio Zwierewicz, acompanhado da gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade, Alyne Lemes, em encontro com a prefeita Elizabeth Schmidt e a secretária de Educação, professora Joana D’Arc Panzarini Egg.
A ampliação do programa vai permitir a entrada de 3.340 novos estudantes no projeto, que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Ao longo do ano, Ponta Grossa deverá ultrapassar a marca de 4 mil alunos envolvidos.
"Projetos relevantes e que são capazes de mudar para melhor a vida de nossas crianças são prioridades para nós. A proposta do programa 'A União Faz a Vida' traz conceitos de alto impacto para toda a comunidade escolar, chegando até as famílias de nossos estudantes", destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Em 2024 a Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba levou o programa para 20 mil estudantes em 90 escolas de nove municípios, com a participação de 833 professores e a realização de 165 projetos escolares. Destes, 31 foram conduzidos pelos professores de Ponta Grossa.
“Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de expandir o programa 'A União Faz a Vida' em Ponta Grossa. Com o apoio da prefeita Elizabeth Schmidt e da secretária Joana D’Arc Panzarini Egg, acreditamos que poderemos levar os princípios de cidadania e cooperação a um número ainda maior de crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, enfatiza o presidente da Sicredi Campos Gerais.
“O programa 'A União Faz a Vida' apresentou resultados muito relevantes para as escolas que já participaram das atividades desenvolvidas em parceria com a Cooperativa. O objetivo é gerar esta oportunidade para mais comunidades, professores e alunos, oferecendo formação, acompanhamento pedagógico, suporte e conteúdos relevantes, adequados ao nosso currículo. O programa utiliza metodologias ativas, projetos colaborativos e vivências práticas, com foco no protagonismo dos estudantes, estando de acordo com as nossas práticas”, comenta a secretária Joana D’Arc Panzarini Egg.
A secretária acredita ainda que o programa contribui para uma formação cidadã, baseada nos princípios de cooperação, empatia e responsabilidade social. “Esta parceria demonstra que, quando instituições públicas e privadas trabalham juntas, é possível promover mudanças significativas na vida das pessoas. Estamos criando oportunidades para que milhares de crianças e jovens cresçam em um ambiente que valoriza a cooperação e a cidadania como pilares para o futuro”, considera Joana D’Arc.
Leia Mais
21/01/2025 17:48
Prefeitura convoca mais 73 profissionais da educação aprovados em concurso.
As professoras e professores deverão escolher entre as vagas disponíveis, conforme ordem de classificação, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Rede Municipal.
21/01/2025 17:40
Prefeitura e produtores destacam expectativa para início da 42ª Fesuva
Além da comercialização dos alimentos, a Fesuva contará com um espaço para artesãos e empreendedores mostrarem seus produtos; haverá também uma programação de shows e apresentações artísticas de Ponta Grossa.
21/01/2025 14:59
Santa Casa de Ponta Grossa lança edital para reforma do antigo Hospital Evangélico
No último dia 20 de janeiro, a Santa Casa de Ponta Grossa anunciou o lançamento do edital para a reforma do antigo Hospital Evangélico.
21/01/2025 12:30
Coluna Social Cleucimara 21/01/2025
"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz." - Steve Jobs
20/01/2025 22:31
Já tem obra de pavimentação na Vila Amadeu Bolzani, no Ronda
Serviços estão avançando para pavimentar 1,2 km de vias; investimento é de R$ 3,5 milhões.