Prefeitura de Ponta Grossa e Unilivre desenvolvem maior projeto ESG do país
A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) apresentou à Prefeitura de Ponta Grossa, na manhã desta sexta-feira (14), os primeiros resultados dos estudos realizados nas bacias hidrográficas dos arroios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda.
- Categoria: Ponta Grossa
- Publicação: 14/03/2025 17:49
- Autor: Jornalista Ândrea Sasse por assessorias

O secretário municipal de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf, destacou que "essa é a mais firme e consistente ação coordenada de desenvolvimento sustentável de nossa história". Também segundo Edgar, a implantação desse projeto vai "permitir a reabilitação de nossos cursos d'água, trazendo com isso mais dignidade aos moradores das regiões próximas aos arroios e muito mais qualidade de vida para toda a população".
Também estava presente no encontro o secretário interino de Infraestrutura e Planejamento e presidente do IPLAN, Rafael Mansani. "Com esse estudo da Unilivre conseguimos planejar as ações da Prefeitura de Ponta Grossa. Teremos dados atualizados para autorizar ou não ações que têm relação com a nossa infraestrutura, meio ambiente, urbanismo, e outras áreas que afetam a vida da população. É um respaldo para que nossas decisões sejam ainda mais assertivas, pensando em um futuro que prioriza as ações ESG. Além disso, teremos os dados das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e quais os projetos podemos desenvolver nestes locais", explica.
Cristhyano Cavali Da Luz e Durval Nascimento Neto, representantes da Unilivre, apresentaram os primeiros resultados da análise das áreas dos três arroios. “Esse é o maior projeto de ESG do país em andamento hoje. A cidade de Ponta Grossa poderá tomar decisões assertivas nas áreas ambiental e social com esse estudo que vamos entregar. Hoje apresentamos os resultados da lista de espécies de animais, com suas características, além da análise da flora dos três arroios”, expõe Durval.
A equipe da Unilivre também está mapeando as moradias no entorno dos três arroios, com um levantamento sobre desde quando elas estão lá, quantas pessoas vivem nessas áreas e o número total de moradias. Com esse mapeamento, a Prefeitura de Ponta Grossa terá condições de estudar a realocação dessas famílias.
Pedido da prefeita
A pedido da prefeita Elizabeth Schmidt, a equipe da Unilivre também irá apresentar, nas próximas semanas, dados mais detalhados sobre o arroio da Ronda. “É uma região que estamos tratando como prioridade para visualizar soluções práticas e efetivas para evitar os alagamentos. Então, a partir das soluções propostas pela Unilivre, também serão realizadas obras de macrodrenagem e microdrenagem”, enfatiza Hampf.
Próximos passos
Na próxima semana, o grupo de trabalho da Unilivre e da Prefeitura de Ponta Grossa irá se reunir novamente para discutir propostas e ideias para a implantação de novos parques lineares e caminhos verdes, visando aumentar a permeabilidade nas várzeas e ampliar as áreas de lazer. A ideia inicial é integrar áreas de vegetação significativa e de interesse paisagístico para expandir os espaços públicos de circulação e bem-estar dos pedestres, preferencialmente arborizados.
Também participaram do encontro a secretária da Família e Desenvolvimento Social (SMFDS), Camila Calisto Sanches, a secretária de Administração, Isabele Moro, o superintende de Habitação da SMFDS, João Horstt, além do diretor do Departamento de Fiscalização e Licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Everton de Deus.
Leia Mais

07/05/2025 14:54
Palmeira recebe curso gratuito de iluminação cênica
Oficina será realizada no Palácio da Viscondessa e oferecerá certificado aos participantes

05/05/2025 15:20
Conheça o Clipe "Tremendo Encanto Noturno", gravado no Rio São Jorge
Sinco Luís apresenta um trabalho visual inovador, mesclando música e imagem de maneira única

01/05/2025 13:04
Tibagi recebe curso gratuito de iluminação cênica
Oficina será realizada no Teatro Tia Inália e oferecerá certificado aos participantes

01/05/2025 11:52
Coletânea Rap Gerais leva o rap às comunidades de Ponta Grossa
Música autoral e resistência da periferia ganham palco na cidade com a participação de MCs locais

30/04/2025 20:40
Ponta Grossa participa de Fórum Paranaense de Turismo Religioso em Foz
Setur realizou articulações com organizadores e representantes do setor turístico para inserir PG no processo de seleção para sediar, futuramente.