Notícias

Circuito Integrado de Turismo para Motorhome percorre Noroeste do Paraná

Turismo para Motorhome e Campismo, na região Noroeste do Paraná, nasce o "Caminhos do Paraná" uma iniciativa da 9ª Feira Internacional de Motorhome com apoio do Governo do Paraná.
  • Categoria: Turismo
  • Publicação: 12/05/2025 14:41
  • Autor: Jornalista Cleucimara Santiago

A caravana começa dia 23 de maio em Diamante do Norte e termina 1º de junho em Vila Iara, município de Altônia. A proposta do Circuito é conectar as cidades da região ao estilo de vida do campista e caravanista.

No sábado, 24 de maio, a caravana estará em Nova Londrina, município predominantemente agrícola, mas com potencial turístico, principalmente no que se refere a pesca esportiva e passeios motoaquáticos no Rio Paranapanema. Uma região propícia para a pesca ao pintado, jaú barbado e pacu. Espécies geralmente fisgadas nas proximidades do local conhecido como "Morro do Cabrito".

No domingo, 25, o local será o Centro Social Urbano, no centro de Loanda, a capital da Torneira, inclusive, o visitante ao se aproximar da cidade pela PR-182 vai se deparar com o portal com uma torneira gigante com a frase: "Bem- vindo a Loanda, a Capital da Torneira”.


Dia 26 a caravana chegará a Marilena, município pujante pela própria natureza, onde se encontram as águas dos Rios Paraná e Paranapanema com seus atrativos e belezas e onde é possível praticar a pesca esportiva, esportes aquáticos e banhos na praia de água doce, na belíssima Ilha de Guadalupe.


No dia seguinte, 27, é para ficar em São Pedro do Paraná, local com diversidade de produtos turísticos. A caravana vai permanecer na cidade, mas os visitantes poderão conhecer e visitar o Porto São José, à margem do Rio Paraná, onde na orla tem espaço para prática de vôlei e futebol na areia. O visitante poderá conhecer também a Praia da Mineira, a poucos minutos do Porto São José.


A próxima cidade a receber a caravana, no dia 28, é Porto Rico, famoso pela Praia Santa Rosa, no leito do Rio Paraná. Ali é um polo regional onde ocorre o maior investimento privado da região Noroeste do Paraná, onde estão os melhores hotéis, entre os mais luxuosos do Brasil. Nessa época, o visitante, além da pesca esportiva, pode fazer passeios de contemplação da natureza e ainda tomar um banho nas águas cristalinas do Rio Paraná.

De Porto Rico, a caravana segue direto para o Porto Brasílio, distrito de Querência do Norte, onde deve permanecer todo o dia 29. No local, às margens do Rio Paraná, os moradores da cidade irão conhecer os motorhomes, sua estrutura, como funcionam e, em contrapartida, vão mostrar a belezas naturais da região e preparar um delicioso almoço, a base de peixes fresquinhos, do Rio Paraná.


O próximo destino, dia 30, será Querência do Norte, "Capital do Arroz Irrigado" e "Pantanal Paranaense", títulos que projetaram Querência do Norte nos mapas econômico e turístico do Paraná. Município excelente para a prática do ecoturismo e aviturismo (observação de aves), rallys com jipes, quadrículos, motocross, ciclismo e canoagem. Além, é claro, da pesca esportiva e contemplação da natureza.

Dia 31 de maio é a vez do povo da região de Icaraíma receber a caravana. O destino é Porto Camargo, distrito a 12 km da sede do município e o segundo maior destino turístico do Noroeste paranaense no verão. A famosa Praia do Meião no leito do Rio Paraná atrai milhares de banhistas para o pequeno local, com menos de mil habitantes, mas que no verão, chega a receber mais de 10 mil visitantes nos finais de semana. Porto Camargo se transformou num polo turístico regional e é considerado, o portal de entrada do Mato Grosso do Sul para o Noroeste paranaense.

Em Porto Camargo, além da Praia do Meião, os visitantes têm a opção de passeios contemplando as belezas do Rio Paraná a partir da orla do balneário e conhecer o Paredão das Araras, Ilha das Almas, Ilha Jacaré, o complexo de Pontes que ligam o Paraná ao Mato Grosso do Sul e, ainda, podem degustar o famoso bolinho de peixe especial que o turista só encontra em Porto Camargo.

Finalmente no primeiro dia de junho para concluir essa primeira etapa do Circuito Integrado de Turismo para Motorhome, a caravana estará na Vila Iara, município de Altônia, à margem do Rio Paraná, a 16 km da sede do município. Ali é possível praticar a pesca esportiva e fazer passeios de embarcação em torno da Ilha Grande. A Ilha tem 120 km de extensão separando o Paraná do Mato Grosso do Sul.

No roteiro do Circuito, entre Altônia e Vila Iara, tem ótimos restaurantes na estrada, com cardápio variado. Um dos principais pratos é a galinha caipira preparada no forno a lenha, a traíra sem espinha, e o café colonial. O visitante ainda tem a opção de conhecer e pernoitar na Pousada Portal de Luz, próximo a Lagoa Xambrê, que além da hospedagem, conta com vários atrativos como trilha pela mata, passeios de caiaque e pedalinhos.

Alexandre Boff, coordenador do Circuito, afirma que "está admirado com a região. A gente conhecia bem a região de Curitiba que são destinos para motorhome como o Litoral do Sul e do Nordeste do Brasil. Conhecer essa região do Paraná e levar os amigos para viajar é importante. Creio que esse vai o primeiro de muitas caravanas que faremos por aqui".

Em cada parada da caravana os participantes terão atrações turísticas locais, gastronomia típica e integração com a cultura de cada região.

Durante os dias do primeiro Circuito Integrado de Turismo, os campistas e caravanistas abrirão caminho para a exploração do turismo na região. Serão paradas imperdíveis e coleta de dicas essenciais para quem planeja uma viagem de motorhome pela região Noroeste do Paraná.