Marketing Sensorial na Hotelaria:
O que o cliente sente e você precisa saber para vender mais
- Categoria: Turismo
- Publicação: 08/07/2025 20:24
- Autor: Jornalista Cleucimara Santiago

Sentir
é a nova palavra-chave da hospitalidade. E é com essa proposta que a
publicitária Renata Freire, fundadora da Mkt Dê Sentidos, ministra a palestra
“Transformando a Jornada do Hóspede em Experiências Memoráveis”, no Encatho
& Exprotel 2025, o maior encontro da hotelaria e do turismo no Sul do
Brasil, no dia 31 de julho, das 14h55 às 15h55, na Sala Joaquina, no CentroSul,
em Florianópolis.
Marketing
Sensorial para encantar e fidelizar
Na
apresentação, Renata convida os participantes a uma imersão sensorial e
estratégica para entender como os cinco sentidos, e até os sete pecados
capitais, podem ser usados para encantar, fidelizar e transformar hóspedes em
promotores espontâneos da marca. Com base em sua metodologia exclusiva, ela
mostra como a construção de uma jornada pensada nos mínimos detalhes pode ser o
grande diferencial competitivo de um hotel em qualquer cenário.
“Mais
do que hospedar, precisamos tocar o emocional. Essa palestra traduz a essência
da hospitalidade como diferencial competitivo e mostra, na prática, como
transformar a percepção do cliente em fidelização e vendas”, destaca Margot
Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC.
Entre
os tópicos abordados estão:
1. A
jornada de experiência: Da primeira impressão ao pós-atendimento
2. O
Poder dos 5 Sentidos na Experiência do Cliente
3.
Humanização no atendimento: A alma da hospitalidade
4.
Estratégias de encantamento para diferentes setores
5. O
que realmente encanta o cliente
Quem é
Renata Freire
Com
passagens por grandes empresas como Ambev, Ferrero do Brasil, Grupo Malwee e
Marisol S/A, Renata traz a vivência corporativa aliada à paixão por criar
experiências únicas na hotelaria boutique e de charme. Desde 2021, comanda a
Mkt Dê Sentidos, onde oferece mentoria, consultoria e treinamentos que
reposicionam marcas por meio de experiências memoráveis.
Segundo
ela, “A hospitalidade precisa ser sentida. Quando o hóspede vive uma
experiência sensorial, ele não só retorna, como indica, compartilha e se
conecta emocionalmente com a marca. O encantamento mora nos detalhes invisíveis
aos olhos, mas sentidos na alma”.
A
palestra é indicada para gestores hoteleiros, equipes operacionais,
profissionais de marketing, recepcionistas e todos aqueles que desejam elevar o
padrão de atendimento de seus empreendimentos, criando verdadeiros momentos de
conexão com seus clientes.
“Renata
certamente entrega um conteúdo provocador e prático. Essa palestra vai abrir os
olhos de quem ainda não entendeu que marketing não é sobre vender camas, mas
sobre criar memórias que vendem por você”, reforça Josiane Castilhos, uma das responsáveis
pela programação do Encatho.
Inscreva-se
gratuitamente
O
Encatho & Exprotel 2025 reúne especialistas nacionais em uma programação
diversificada e estratégica. Além da palestra de Renata Freire, o evento traz
grandes especialistas que vão falar de assuntos como Inteligência Artificial e
IA Generativa na Hotelaria, Neuroarquitetura, Gestão de Pessoas,
Sustentabilidade e muito mais.
O
acesso à palestra e a toda programação do 36º Encatho & Exprotel é
gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas e o
credenciamento já pode ser feito pelo site www.encatho.com.br
Serviço:
O que: 36º
Encatho & Exprotel
Quando: 29 a
31 de julho
Onde:
CentroSul - Florianópolis
Quanto:
Entrada Gratuita
Inscrições: www.encatho.com.br
Informações sobre
estandes e patrocínios: (48) 98843-7659 | comercial@abih-sc.com.br
Realização: ABIH-SC
Leia Mais




