Notícias

Neuroarquitetura:

A chave para sair da guerra de preços e fidelizar hóspedes
  • Categoria: Turismo
  • Publicação: 08/07/2025 20:26
  • Autor: Jornalista Cleucimara Santiago


Você sabia que o cérebro leva apenas 0,1 segundo para formar uma impressão sobre um ambiente? E que essa percepção silenciosa pode ser o que faz um hóspede se sentir encantado ou desconectado, mesmo antes de ser atendido na recepção?

 

A forma como o ambiente é percebido pelo cérebro influencia diretamente na percepção de valor, na memória afetiva criada e, principalmente, na decisão de voltar ou não ao hotel. Se a neurociência já revolucionou o marketing, imagine o que pode fazer quando aplicada à arquitetura hoteleira.

 

Neuroarquitetura: estímulos ao cérebro

Mesmo com apenas 100 milissegundos de exposição, nosso cérebro já processa estímulos visuais e julga aspectos como confiabilidade, conforto e atratividade, conforme estudos da Universidade de Princeton. Agora pense: o que o ambiente do seu hotel comunica para o cérebro do seu hóspede nos primeiros instantes?

 

É exatamente isso que Mari Ferrera, arquiteta especializada em neurociência aplicada à hospitalidade, vai revelar na palestra “Neuroarquitetura: a Chave para Sair da Guerra de Preços e Fidelizar Hóspedes”, durante o Encatho & Exprotel 2025, maior encontro da hotelaria e turismo do Sul do Brasil, que acontece de 29 a 31 de julho, no CentroSul, em Florianópolis.

 

Voltada a proprietários de hotéis, investidores, gestores, arquitetos, designers de interiores e profissionais de marketing e hospitalidade, a palestra traz um novo olhar sobre como a ambientação estratégica, sensorial e funcional pode influenciar decisões inconscientes e o comportamento do hóspede, além de aumentar a percepção de valor e conforto sem depender de grandes investimentos.

 

“Espaços também falam. E os hotéis que entendem o que o cérebro do hóspede quer ouvir criam experiências que marcam, conectam e fidelizam”, afirma Mari Ferrera, que une ciência, estratégia e estética para transformar ambientes em diferenciais competitivos.

 

Com duração de 40 minutos, o tema é um convite a repensar o design dos espaços como ferramenta estratégica de negócios, saindo da guerra de preços e entrando em um novo patamar de hospitalidade, criando uma experiência de marca inconfundível e, acima de tudo, entendendo como aplicar esses conceitos de forma prática, viável e com retorno mensurável. A palestra acontece no dia 31 de julho, das 9h40 às 10h30, na sala Joaquina. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas, garanta a sua pelo site www.encatho.com.br.

 

Sobre a palestrante

Mari Ferrera é arquiteta com foco em neuroarquitetura aplicada ao setor hoteleiro. Combinando ciência, sensibilidade e estratégia, ajuda hotéis a se diferenciarem por meio de experiências espaciais que encantam hóspedes, aumentam o valor percebido e fortalecem a cultura interna.

 

"Trazer a neuroarquitetura para a programação do Encatho é entender que fidelizar hóspedes é criar experiências que falam com o cérebro e com o coração. A palestra da Mari será um convite à transformação de muitos espaços na hotelaria”, destaca Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC.

 

Para garantir sua presença ou conhecer mais sobre o evento, acompanhe o Instagram da ABIH-SC - @abihsc e fique por dentro de toda a programação.

 

Serviço:

O que: 36º Encatho & Exprotel

Quando: 29 a 31 de julho

Onde: CentroSul - Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Inscrições: www.encatho.com.br 

Informações sobre estandes e patrocínios: (48) 98843-7659 | comercial@abih-sc.com.br

Realização: ABIH-SC