Neuroarquitetura:
A chave para sair da guerra de preços e fidelizar hóspedes
- Categoria: Turismo
- Publicação: 08/07/2025 20:26
- Autor: Jornalista Cleucimara Santiago

Você
sabia que o cérebro leva apenas 0,1 segundo para formar uma impressão sobre um
ambiente? E que essa percepção silenciosa pode ser o que faz um hóspede se
sentir encantado ou desconectado, mesmo antes de ser atendido na recepção?
A
forma como o ambiente é percebido pelo cérebro influencia diretamente na
percepção de valor, na memória afetiva criada e, principalmente, na decisão de
voltar ou não ao hotel. Se a neurociência já revolucionou o marketing, imagine
o que pode fazer quando aplicada à arquitetura hoteleira.
Neuroarquitetura:
estímulos ao cérebro
Mesmo
com apenas 100 milissegundos de exposição, nosso cérebro já processa estímulos
visuais e julga aspectos como confiabilidade, conforto e atratividade, conforme
estudos da Universidade de Princeton. Agora pense: o que o ambiente do seu
hotel comunica para o cérebro do seu hóspede nos primeiros instantes?
É
exatamente isso que Mari Ferrera, arquiteta especializada em neurociência
aplicada à hospitalidade, vai revelar na palestra “Neuroarquitetura: a Chave
para Sair da Guerra de Preços e Fidelizar Hóspedes”, durante o Encatho &
Exprotel 2025, maior encontro da hotelaria e turismo do Sul do Brasil, que
acontece de 29 a 31 de julho, no CentroSul, em Florianópolis.
Voltada
a proprietários de hotéis, investidores, gestores, arquitetos, designers de
interiores e profissionais de marketing e hospitalidade, a palestra traz um
novo olhar sobre como a ambientação estratégica, sensorial e funcional pode
influenciar decisões inconscientes e o comportamento do hóspede, além de
aumentar a percepção de valor e conforto sem depender de grandes investimentos.
“Espaços
também falam. E os hotéis que entendem o que o cérebro do hóspede quer ouvir
criam experiências que marcam, conectam e fidelizam”, afirma Mari Ferrera, que
une ciência, estratégia e estética para transformar ambientes em diferenciais
competitivos.
Com
duração de 40 minutos, o tema é um convite a repensar o design dos espaços como
ferramenta estratégica de negócios, saindo da guerra de preços e entrando em um
novo patamar de hospitalidade, criando uma experiência de marca inconfundível
e, acima de tudo, entendendo como aplicar esses conceitos de forma prática,
viável e com retorno mensurável. A palestra acontece no dia 31 de julho, das
9h40 às 10h30, na sala Joaquina. A participação é gratuita, mas as vagas são
limitadas, garanta a sua pelo site www.encatho.com.br.
Sobre
a palestrante
Mari
Ferrera é arquiteta com foco em neuroarquitetura aplicada ao setor hoteleiro.
Combinando ciência, sensibilidade e estratégia, ajuda hotéis a se diferenciarem
por meio de experiências espaciais que encantam hóspedes, aumentam o valor
percebido e fortalecem a cultura interna.
"Trazer
a neuroarquitetura para a programação do Encatho é entender que fidelizar
hóspedes é criar experiências que falam com o cérebro e com o coração. A
palestra da Mari será um convite à transformação de muitos espaços na
hotelaria”, destaca Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC.
Para
garantir sua presença ou conhecer mais sobre o evento, acompanhe o Instagram da
ABIH-SC - @abihsc e
fique por dentro de toda a programação.
Serviço:
O que: 36º
Encatho & Exprotel
Quando: 29 a
31 de julho
Onde:
CentroSul - Florianópolis
Quanto:
Entrada Gratuita
Inscrições: www.encatho.com.br
Informações sobre
estandes e patrocínios: (48) 98843-7659 | comercial@abih-sc.com.br
Realização:
ABIH-SC
Leia Mais




