Prefeitura realiza ação alusiva ao Novembro Azul
Atividade reuniu guardas civis municipais, agentes de trânsito e servidores da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública
- Categoria: Saúde
- Publicação: 27/11/2024 17:45
- Autor: Jornalista Ândrea Sasse
A Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), iniciou, na manhã de hoje (27), uma ação alusiva ao Novembro Azul. A atividade reuniu guardas civis municipais, agentes de trânsito e servidores de outros departamentos da instituição.
Promovido pelo departamento de Cidadania da SMCSP, o evento conta com a parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Unopar Anhanguera, que cederam equipes e estrutura para a realização de exames laboratoriais - testes rápidos para IST e Câncer de Próstata, glicemia, entre outros -, um café da manhã, além da realização de avaliações físicas, aferição de pressão, acupuntura, ventosas e massagem. Também foi realizada uma palestra sobre saúde mental com a enfermeira Karine Jabur da FMS.
“É muito importante ver que temos diversos servidores aqui, cuidando da saúde e participando dessa ação preventiva e de reflexão sobre a importância de estarmos bem em todos os âmbitos da nossa vida, seja na parte física, mental ou espiritual”, destaca a secretária de Cidadania e Segurança Pùblica, Tânia Sviercoski.
"Além disso, é muito importante que o servidor esteja com a saúde em dia, pois isso reflete na qualidade do atendimento ao munícipe", completa Tânia.
Segundo a diretora de Cidadania da SMCSP, Keila Garcia Rocha, as atividades seguem até sexta-feira (29). Ela conta que o objetivo da ação é chamar a atenção para a realização de exames periódicos de saúde e o impacto positivo que essa atitude tem na vida dos servidores.
“Esse é o segundo ano que realizamos uma ação especialmente direcionada para o público masculino da secretaria e a adesão tem sido muito interessante, o que demonstra que há uma preocupação em estar bem de saúde, em buscar um equilíbrio para uma vida plena junto com a família e com a comunidade”, comenta.
Para o comandante da GCM, Alessandro de Macedo, a articulação de medidas como essa é essencial para os agentes.
“A área da segurança pública exige muito dos agentes tanto fisicamente quanto mentalmente. Por isso, é de extrema importância que seja feito o acompanhamento contínuo da saúde para o bem-estar, pois isso repercute em todas as instâncias das nossas vidas”, ressalta Macedo.
O superintendente de Trânsito e Segurança Viária do Município, João Rodrigo Pontes, também aponta o quanto ações direcionadas como essa repercutem de forma global na vida dos agentes.
“Sempre buscamos reforçar as questões pertinentes à saúde com nossas equipes e a realização de ações direcionadas, como é o caso do Novembro Azul, acabam sendo muito oportunas para ampliarmos esse trabalho”, finaliza.