Notícias

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Douglas Modesto e Dayane Sovinski protocolaram a inscrição das respectivas chapas nesta quinta-feira (28). Eleições serão realizadas no dia 5 de dezembro
  • Categoria: Campos Gerais
  • Publicação: 29/11/2024 11:32
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse




Duas chapas disputarão as eleições para a diretoria executiva da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no próximo dia 5 de dezembro. As inscrições dos respectivos grupos foram protocoladas nesta quinta-feira (28) pelos dois candidatos à presidência, Douglas Modesto, prefeito de Ipiranga; e Dayane Sovinski, prefeita de Imbaú. 



O grupo liderado por Douglas traz a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, como candidata a vice-presidente; o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, para o cargo de tesoureiro; e o prefeito eleito de São João do Triunfo, Mario Cezar, na função de secretário. A equipe de Dayane inclui Christiano Borges, prefeito eleito de Curiúva, para a disputa como vice-presidente; Rildo Leonardi, prefeito eleito de Tibagi, como tesoureiro; e Rita Araújo, prefeita eleita de Telêmaco Borba, para o cargo de secretária.


Apoio aos municípios

O candidato Douglas Modesto afirmou a intenção de potencializar o desenvolvimento regional a partir do amplo diálogo entre os gestores. “Primeiramente, eu quero que a AMCG seja, de fato, de todos os municípios. É preciso dar oportunidade, dar voz pra todos. Nosso objetivo é promover essa abertura para que todos os municípios, todos os prefeitos se sintam à vontade para trazer suas demandas e as suas dificuldades. Tenho como objetivo também padronizar as boas práticas que acontecem em algumas cidades. Aquilo que acontece de bom, na parte técnica principalmente, precisa ser levado a todos. A AMCG tem esse importante papel”, apontou.

O prefeito de Ipiranga ainda citou a necessidade de fomentar investimentos na infraestrutura regional. “Temos muitas obras que ainda precisam acontecer nos Campos Gerais, a exemplo da pavimentação de alguns trechos importantíssimos. Isso nós teremos que buscar frequentemente junto ao Governo do Estado, junto aos nossos deputados. Com a união dos municípios, será muito mais fácil. Também precisamos avançar muito na questão de saúde pública, pois ainda temos muita carência na questão das especialidades. Precisamos fazer as parcerias com o consórcio de saúde, que vem ajudando muito os municípios, precisamos fortalecer o SAMU, além de manter e ampliar as parcerias com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e também com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”, projetou.


Compromisso com a região

A candidata Dayane Sovinski falou sobre a responsabilidade de concorrer às eleições e expôs objetivos futuros. “Desde que assumi como prefeita pude acompanhar os excelentes gestores que estiveram à frente da AMCG e pude aprender muito. Sei que, com o apoio e ideias dos demais prefeitos, podemos fortalecer a Associação e estabelecer ações voltadas aos pequenos municípios semelhantes ao meu. Sei que será um grande desafio mas estou preparada para isso. Com grande honra, espero defender os interesses dos 19 municípios junto ao governo estadual e federal. Juntos, mais fortes e unidos, avançaremos na construção de uma região mais solidária e próspera”, disse.

A prefeita de Imbaú também destacou as pautas que pretende defender à frente da AMCG. “Uma das principais bandeiras é o funcionamento pleno do Hospital Regional de Telêmaco Borba, que  será muito importante para os municípios. Muitos atendimentos que ocorrem em localidades mais distantes, poderiam ser atendidos no hospital, trazendo agilidade e compromisso com a saúde dos munícipes e também economicidade aos municípios menores que fazem parte da Associação. Também vamos defender o crescimento dos Campos Gerais enquanto polo logístico. Ao fortalecer a Associação, cada município sairá ganhando, especialmente no que se refere à melhoria da qualidade de vida da população, à otimização de recursos e à oferta de serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura.”, concluiu.


Conheça os candidatos à presidência

Dayane Sovinski é empresária destacada no ramo de mineração. É formada em Farmácia e também em Administração. Atualmente cursa faculdade de direito. Ingressou na política em 2020, sendo a primeira mulher eleita no município de Imbaú, onde obteve destaque. Em 2024, foi reeleita com quase 70% dos votos válidos para mais um mandato à frente do executivo. Pela AMCG, atuou como secretária durante a gestão 2023/2024.

Douglas Modesto tem 40 anos e é advogado por formação. Sua trajetória na política começou ainda na juventude, quando foi eleito vereador em Ipiranga em 2004. Com especialização em Gestão Pública, atuou em diversas funções dentro do município, incluindo diferentes secretarias. Foi eleito prefeito da cidade em 2020 com 54,27% do eleitorado. Em outubro deste ano, foi reeleito com 77,77% dos votos para o segundo mandato.


Detalhes do pleito

As eleições da AMCG ocorrerão na quinta-feira (5), no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa, a partir das 12h, após a reunião ordinária da Associação. A chapa vencedora ficará à frente da entidade pelo período de um ano. Neste processo de escolha da nova diretoria, participarão efetivamente os prefeitos e representantes eleitos ou reeleitos nas eleições municipais deste ano. A diretoria eleita só tomará posse efetivamente no próximo encontro da AMCG.