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Novos professores concluem curso de robótica e podem atuar nos LACs

Prefeitura realizou a formatura de 58 professores no Curso de Robótica Educacional, em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SESI; Governo do Estado entregou Certificados de Ambientes Promotores de Inovação para 50 LACs.
  • Categoria: Ponta Grossa
  • Publicação: 12/12/2024 15:40
  • Autor: Jornalista Ândrea Sasse

 

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou nesta semana a formatura de 58 novos professores da Rede Municipal de Ensino, que agora poderão atuar nos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) instalados nas escolas municipais. Eles realizaram a formação em Robótica Educacional, com metodologia criada em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Serviço Social da Indústria (SESI) e conta com 96 horas de formação. Ao todo já são 101 professores formados.
 


Até o fim de 2024 estarão disponíveis laboratórios em 54 escolas mantidas pela Prefeitura. As salas, que contam com 35 notebooks para os alunos, armários de recarga, insumos para a prática de robótica educacional, materiais elétricos, luzes LED e outros equipamentos, são utilizadas para o desenvolvimento de projetos a partir dos conceitos da cultura maker, com metodologia própria da Secretaria Municipal de Educação, e funcionam como salas de aula invertidas – onde os estudantes são protagonistas com apoio dos professores.
 
A prefeita Elizabeth Schmidt parabenizou os formandos. “Ser professor já significa ser desafiado todos os dias. E estes novos professores formados em Robótica aceitaram mais um desafio, que é levar a inovação para as nossas escolas, desenvolvendo nossas crianças de uma forma nova e que fará uma enorme diferença para eles e para a nossa cidade, que será cada vez mais inovadora em todas as áreas. Parabéns a todos”, elogiou a prefeita.
 
Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, os LACs desenvolvem a escola como um todo. “Os projetos e ideias desenvolvidos nos LACs nos surpreendem a cada dia pela criatividade, pelo acabamento, pelo comprometimento de professores e alunos. Mas principalmente, pelo que estão fazendo pelo aprendizado e protagonismo das crianças, que ultrapassa as paredes dos Laboratórios e aperfeiçoa a educação em toda a escola”, declara Simone.
 
A turma de 58 professores considerou a formação alinhada “com as tendências mais inovadoras da educação contemporânea”, disse o professor (e aluno) Fernando Carneiro da Silva, escolhido como orador da turma. “A formação que nos foi proporcionada neste curso não foi apenas uma oportunidade de aprendizagem, mas uma verdadeira chave para transformar a educação, a criatividade e o futuro dos nossos alunos”, declarou. 
 
Certificados de Ambientes Promotores de Inovação para 50 LACs
 
Também durante a formatura, os 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa receberam certificados de Ambientes Promotores de Inovação (APIs), do Governo do Estado. Os certificados foram entregues pelo coordenador estadual do SEPARTEC, órgão da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Maurino de Oliveira Martins.
 
“Ponta Grossa saiu na frente”, diz coordenador estadual do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (SEPARTEC) sobre os Laboratórios de Aprendizagem Criativa, que levam inovação para a Educação Fundamental “Ponta Grossa foi a primeira cidade e foi extremamente inovadora quando ela trouxe para as escolas a cultura da Inovação, porque nossas crianças são o futuro e o Brasil e o mundo vivem a Inovação como uma grande referência de desenvolvimento Regional. Portanto Ponta Grossa sai na frente com 50 Ambientes Promotores de Inovação”, declara o coordenador estadual do SEPARTEC.